quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Alimentos inflamatórios e anti-inflamatórios

0



Já sabemos que a boa alimentação é indispensável no tratamento das doenças inflamatórias intestinais e hoje vamos dar mais dicas para melhorar o hábito alimentar e, consequentemente, melhorar a saúde.

Você sabia que existem alimentos inflamatórios e anti-inflamatórios? Sabe o que significam e o impacto que podem ter? Então vamos explicar! Alguns alimentos possuem substâncias irritantes, inflamatórias e isso pode gerar um processo inflamatório, pois o corpo dá sinal ao sistema imunológico de que é preciso atuar contra essas substâncias e eliminá-las. E pensando pelo nosso lado: como o próprio nome já diz, doença inflamatória intestinal é uma inflamação no intestino e, então, um alimento inflamatório pode até mesmo piorar essa situação.

Por outro lado, também existem os alimentos anti-inflamatórios, que poderão ajudar a tratar a inflamação. Mas veja bem, não estamos dizendo que esses alimentos vão curar a inflamação do intestino. Eles podem ajudar a amenizá-la e, com isso, ajudar também a manter a doença em remissão por mais tempo, a fazer com que a crise seja mais branda, a ter uma recuperação mais rápida etc.

Hoje em dia já existe uma tabela que classifica o tanto que o alimento é inflamatório ou anti-inflamatório. Chama-se fator inflamatório. Iremos separar os alimentos por grupos para facilitar, então vamos a eles!

Alimentos inflamatórios

Esses alimentos provocam inflamação nas células que, inflamadas, não eliminam toxinas. Para se defender, o organismo responde com mais inflamação. Além do efeito óbvio de poder aumentar a inflamação no organismo, tem outros efeitos negativos como inchaço e ganho de peso.
Portanto, esses são os alimentos que nós devemos evitar ou consumir em pequenas doses. Uma outra dica é que quando você for ingerir algum alimento inflamatório, dê uma olhada na lista para não ingerir nenhum outro, e também tente associar a um alimento anti-inflamatório.

Os alimentos inflamatórios tem o fator inflamatório (FI) negativo. Quanto maior o FI negativo, mais inflamação o alimento causa. Quando for comer algum alimento desses grupos, prefira os que tem valor de FI negativo mais baixo. Iremos colocá-los em ordem decrescente, ou seja, do pior pro melhor.

Carboidratos:
Arroz parboilizado: -123
Arroz integral: -103
Aveia: - 84
Batata: -70
Pão de forma integral: -72
Macarrão integral: -33

Bom, aqui podemos perceber que os alimentos integrais são mais saudáveis nesse quesito “inflamação” também, pois tem menor fator de inflamação.

Proteínas:
Carne de porco: -133
Bacon: -99
Ovo: -43
Peito de peru: -16
Peito de frango: -9
Bife magro: -2


E aqui podemos ver o tanto que a gordura é inflamatória, tanto que as carnes mais magras tem o fator de inflamação muito menor!

Leite e derivados:
Manteiga: -720
Cream cheese: -260
Ricota: -69
Leite desnatado ou semi desnatado: -43
Mussarela: -14
Iogurte natural desnatado: -4


Aqui também vale a regra de que os alimentos mais gordurosos tem maior poder de inflamação, mas há a exceção da ricota e da mussarela, pois a ricota tem menos gordura, mas tem um fator de inflamação maior que a mussarela. Só que isso não significa que você tem que deixar de comer a ricota.
Só tomem cuidado com a intolerância a lactose!

Frutas:
Banana: -215 

Laranja: -65
Maçã: -50
Ameixa: -46
Pêssego: -45
Abacaxi: -22
Figo: -13
Pêra: -4
Mamão papaya: -3
Melão: -3
Morango: -3

Vegetais:
Berinjela: -3
As verduras entram como fator inflamatório positivo, ou seja, são anti-inflamatórios.

Leguminosas e Oleaginosas


Nozes: -158 

Ervilha: -30
Noz-moscada: -17
Lentilha: -2

Alimentos anti-inflamatórios

Eles alimentos ajudam a combater a inflamação. Também tem efeito positivo no combate à celulite, acúmulo de gordura, prevenção de algumas doenças e até mesmo nos sinais de envelhecimento, como rugas. Já ter um alimento que ajuda na saúde é muito bom, mas quando ele também está envolvido na estética é melhor ainda, né!

Quanto maior o FI positivo, maior é a propriedade anti-inflamatória do alimento. Vamos listar começando pelo melhor de todos. Nesse caso não é do melhor para o pior, porque o alimento sempre vai ser anti-inflamatório, só que alguns são mais do que outros.


Proteínas:
Salmão: 601
Atum: 464
Bacalhau: 212
Filé de peixe: 31
Camarão: 10

Leite e derivados:
Queijo cottage: 9

Comparando com a tabela dos alimentos inflamatórios, chegamos à conclusão então que o melhor queijo é o cottage. Além disso, vocês sabiam que ele é o queijo com menor teor de gordura e sódio? Fora isso ele ainda ajuda a combater a inflamação. Bom demais, né!

Frutas:
Acerola: 340
Goiaba: 104
Uva rubi: 53
Abacate: 52
Limão: 38

Vegetais:
Alho: 4939 (olha isso!!!!)      

Cebola: 387
Pimentão vermelho: 276
Cenoura: 193
Nabo: 136
Espinafre: 78
Brócolis: 56
Alface: 52
Almeirão: 46
Couve: 24
Rabanete: 24
Repolho: 9
Beterraba: 8
Pepino: 4
Tomate: 1 


Soja e derivados:
Soja: 29
Leite de soja: 10

Gorduras:  

Azeite de oliva: 73             

Óleo de canola: 73
Atenção!!! Apesar de a mídia sempre falar que o óleo de canola é o muito bom, a verdade não é bem por aí. Abordaremos apenas esse óleo num momento futuro, mas, desde já, meu conselho é que não o utilizem.  


Oleaginosas e leguminosas:
Amêndoa sem sal: 312
Castanha do Pará ∕ castanha do Brasil: 146
Semente de linhaça: 56
Feijão: 18



_______________________________________________________________________________

Fonte: http://www.crohnecolite.com.br/2013/10/alimentos-inflamatorios-antiinflamatorios.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário