quinta-feira, 11 de abril de 2013

A BIOMEDICINA








........A Biomedicina é uma das mais novas profissões da área de saúde, ela dedica-se ao conhecimento da estrutura e função do organismo humano, aos mecanismos causais das doenças, aos métodos de investigação científica e de análise complementar de diagnóstico, à análise química e microbiológica do meio ambiente, visando à melhoria da qualidade de vida da população. Em outras palavras, a biomedicina investiga as doenças humanas, suas causas e a formas de combatê-las.

.......O curso de ciências biológicas – modalidade médica (antigo nome da biomedicina) foi criado em 1966 na Escola Paulista de Medicina. A regulamentação da profissão ocorreu no final da década de 70. E no final da década de 80 surgiram os Conselhos Federais e Regionais de Biomedicina. A profissão de biomédico se encontra regulamentada pela Lei Federal n° 6.684, de 3 de setembro de 1979 e Decreto Federal n° 88.439, de 28 de junho de 1983. A mesma lei federal criou o Conselho Federal de Biomedicina e os Conselhos Regionais de Biomedicina. O biomédico é oficialmente reconhecido como profissional da área de saúde (Resolução no. 287 de 08/10/1998 do Conselho Nacional de Saúde CNS). O objetivo inicial suprir a carência de professores especializados na área de saúde e também formar cientistas em potencial, ou seja, indivíduos que tenham familiaridade com a metodologia científica e que possam desenvolver um plano de pesquisa dentro da área biomédica. O Brasil ainda tem uma grande demanda de desenvolvimento cientifico, logo é extremamente necessário aumentar o contingente de cientistas.

.......A biomedicina envolve, basicamente, três segmentos: a pesquisa – tanto empírica como aplicada á melhoria da qualidade de vida, o ensino e a docência – especialmente no ensino superior e o diagnóstico – nas suas mais diversas formas, como o laboratorial, o genético, o por imagem entre outros.

.......O curso de biomedicina tem duração de quatro anos e é realizado em tempo integra sendo o último estágio obrigatório. Nesse período, serão ministradas as disciplinas de embriologia, anatomia humana, bioinformática, biofísica, Embriologia humana, metodologia cientifica, bioquímica básica e médica, fisiologia humana, inumologia básica e médica, microbiologia, epidemiologia e saúde pública, patologia, parasitologia médica, hematologia, hemoterapia, sorologia, bacteriologia médica, micologia médica, fluidos corporais, farmacologia, virologia médica, genética geral, molecular, humana e médica, entre outras. Também são disponibilizadas inúmeras disciplinas optativas: radiobiologia, socorro de urgência, hormonologia e marcadores tumorais, microbiologia de alimentos, ambiental e industrial, bromatologia (aferição da qualidade de alimentos), toxicologia aplicada, radiologia, citopatologia, citogenética, enzinatologia clínica, entre outras.

Capturado de: http://www.uesc.br/biomedescola/biomedicina.html em 25 de agosto de 2010



Assista o Vídeo e Conheça melhor a BIOMEDICINA

























ÁREAS DE ATUAÇÃO DO BIOMÉDICO



Análises Clínicas

Realizar exames de Análises Clínicas;
Assumir a responsabilidade técnica e firmar os respectivos laudos;
Assumir e executar o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré-transfussionais;
Assumir chefias técnicas, assessorias e direção destas atividades;


Análises Ambientais

Realizar análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente.


Indústrias

Atuar em indústrias químicas e biológicas na elaboração de soros, vacinas e reagentes.


Análises Bromatológicas

Realizar análises para aferição de qualidade dos alimentos.


Biologia Molecular

Realizar coleta de materiais, análise, interpretação, emissão e assinatura de laudos e de pareceres técnicos.


Genética

Participar de pesquisas em todas as áreas da genética, como coordenador ou membro da equipe;

Realizar exames de Citogenética Humana e Genética Humana Molecular (DNA), realizando as culturas, preparações citológicas e análises;

Assumir a responsabilidade técnica, elaborando e firmando os respectivos laudos e transmitindo os resultados dos exames laboratoriais a outros profissionais, como consultor, ou diretamente aos pacientes, como aconselhador genético.


Reprodução Assistida

Atuar em Identificação e Classificação oocitária; Processamento Seminal; Espermograma; Criopreservação Seminal; Classificação embrionária; Criopreservação Embrionária; Biópsia Embrionária e Hatching;

Atuar em Embriologia. Realizar a manipulação de gametas (oócitos e espermatozóides) e pré-embriões.


Citologia Oncótica

Realizar colheita de material cérvico vaginal e leitura da respectiva lâmina, exceto a colheita de material através da técnica de Punção Biópsia Aspirativa por Agulha Fina (PAAF);

Realizar a leitura de citologia de raspados e aspirados de lesões e cavidades corpóreas, através da metodologia de Papanicolaou;

Atuar no setor de imunohistoquímica e imunocitoquímica, referente ao diagnóstico citológico;

Assumir responsabilidade técnica, firmando os respectivos laudos.


Banco de Sangue

Executar o processamento de sangue e suas sorologia;
Realizar exames pré e pós transfusionais;
Assumir chefias técnicas, assessorias e direção de unidades;

Manusear equipamentos de auto-transfusão;
O profissional legalmente habilitado nesta área poderá exercer todas as atividades inerentes a este campo, com exceção do ato transfusional. A responsabilidade técnica deve ficar a cargo de um médico especialista em Hemoterapia e / ou Hematologia.


Acupuntura

Realizar atendimento em consultório voltado à atividade e procedimentos de Acupuntura;

Aplicar o diagnóstico energético (complementar ao diagnóstico clínico nosológico);

Aplicar procedimentos técnicos para promoção do equilíbrio energético - orgânico;

Exercer atividades ligadas à docência e pesquisa.


Imagenologia

Atuar em Tomografia computadorizada (TC), Ressonância Magnética (RM), Medicina nuclear (MN), Radioterapia (RT), ultra-sonografia (USG) e radiologia médica, excluída a interpretação de laudos. No que se refere à Tomografia Computadorizada e à Ressonância Magnética, as áreas mais significativas são:

Operação de equipamentos;

Desenvolvimento de protocolos de estudo e examinação;

Desenvolvimento de novas técnicas

Coordenação de grupos de colaboradores, administração e gestão de conteúdo e contingente dos setores.

Atuar em exame de ultra-sonografia. Por ser um exame praticamente médico dependente (o laudo será elaborado pelo executante do exame) tem poucos Biomédicos atuando neste seguimento quando comparado a TC e RM;

Atuar no campo da Informática Médica, exercendo atividades no produto final dos exames, seja o conteúdo de dados ou armazenamento das imagens adquiridas. Os sistemas HIS (Hospital Information System), RIS (Radiology Information System) e PACS (Picture Archiving in Communication System) estão sendo implantados nos centros de diagnósticos e necessitam de profissionais Biomédicos para atuar neste seguimento.


Coleta de materiais

Realizar toda e qualquer coleta de amostras biológicas para realização dos mais diversos exames, como também supervisionar os respectivos setores de coleta de materiais biológicos de qualquer estabelecimento que a isso se destine. Excetuam-se as biópsias, coleta de líquido, cefalorraquidiano (liquor) e punção para obtenção de líquidos cavitários em qualquer situação.

** No exercício das atribuições acima indicadas, poderá o Biomédico assumir a responsabilidade técnica, quer de Laboratórios, quer de indústrias, firmando os respectivos laudos ou pareceres.

** Para a realização dessas atividades o biomédico deverá ter o reconhecimento de habilitação na área específica.

** Para o exercício de quaisquer das atividades referidas, torna-se indispensável a prévia inscrição do Biomédico neste Conselho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário