quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

A PREFERÊNCIA DOS MOSQUITOS

Saiba se é um ímã de mosquitos 

Sente que está no radar dos mosquitos mais do que os seus amigos? 






As pessoas com o grupo sanguíneo tipo O têm duas vezes mais probabilidades de servirem de refeição para mosquitos. Como se não bastasse, os investigadores japoneses que publicaram o estudo sobre a matéria descobriram também que este tipo de sangue é mais detetável por insetos do que qualquer outro. 

Cuidado com a cerveja e com a lua 

Outra preferência destas irritantes criaturinhas voadoras, pelos vistos com gostos gourmet, está relacionada com a ingestão de cerveja. O consumo de apenas uma garrafa desta bebida alcoólica aumenta em muito o risco de ser picado. Deve ter atenção ao que bebe, não só por esta razão, mas também porque há insetos que gostam tanto de cerveja como você. A Associação Americana de Controlo de Mosquitos alerta que estes sugadores de sangue são quinhentas vezes mais activos em noites de lua cheia. 

Pés lavados, mosquitos afastados 

A par disto, se há mesmo cheiro que aguce o apetite a estes pequenos sanguinários é o forte odor de pés sujos. Numa experiência realizada pelo cientista Bart Knols foi descoberto que 75% dos insetos mostraram tendência para picar o pé do investigador enquanto transpirado, no entanto, após a lavagem, o mesmo pé foi picado apenas casualmente. 




Grávidas são alvo perfeito

 Muito se pondera sobre o grau de 'inteligência' dos insetos, no caso concreto dos mosquitos, estes dão sinais de um saber muito apurado, por exemplo, ao perceberem se uma mulher está grávida ou não. As futuras mães são picadas com mais frequência que as outras mulheres. Nos estágios mais avançados da gravidez, as mulheres respiram 21 por cento mais, atraindo mais os mosquitos pela humidade e dióxido de carbono resultantes da sua respiração. Além disso, a barriga das grávidas é quase um grau mais quente do que o normal, o que produz substâncias no suor muito atrativas para os mosquitos. 

As cores que o 'micro-drácula' prefere 

Se pensa em fugir quando vê este picador, não o faça. O dióxido de carbono e as substâncias expelidas pelo suor ajudam estes pequenos insetos a seguirem a sua presa para qualquer lado. Como se a semelhança entre mosquitos e vampiros não fosse já suficientemente clara, está agora provado que estes autênticos 'micro-dráculas' têm preferência por roupas escuras. Sendo que o preto está sempre na moda, é natural que esta seja a cor que mais os atrai. A seguir ao preto, segue-se o vermelho, que também é muito apetecido. Já perante o azul e o cinzento, é mostrada indiferença, enquanto para os repelir o melhor mesmo são o verde e o amarelo. 

Receita repelente vem de longe 

Para os mais céticos no que toca a medidas tradicionais de prevenção contra mosquitos - como o uso de repelentes que muitas vezes fazem alergia -, existem repelentes naturais provenientes da sábia mãe natureza. O ‘repelente dos pescadores' é uma receita antiga composta por 1/2 litro de álcool, 10 gramas de cravo-da-índia (2 colheres sopa) e 100 ml de óleo de bebé (ou óleo mineral, de amêndoas ou coco). Desta forma, irá afugentar os mosquitos e evitar o recurso a químicos, a principal componente dos repelentes vendidos nas lojas. Fica por saber se, além dos mosquitos, esta receita também vai repelir todos os que se encontram à sua volta..



Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/sociedade/detalhe/saiba-se-e-um-iman-de-mosquitos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário